quinta-feira, 3 de maio de 2012

Oi, queridos!

Olha a dica!

Aula complicada a de hoje, né? Queria que houvesse uma forma fácil e rápida de entender esse assunto, mas ele exige mesmo um tanto de abstração e dedicação! A teoria vocês já sabem, têm as ferramentas e agora é prática. Não existe outra forma de assimilar senão sentando e fazendo você mesmo. Por isso, espero as máscaras de sombra da sua janela e/ou piscina e/ou praça na próxima aula, considerando as edificações do entorno e possíveis brises. Vale ponto extra na prova! É só juntar tudo, sobrepor a Carta Solar com a orientação correta e voilà! Tudo pronto para o diagnóstico! Que vocês também vão fazer, claro!

Como eu falei na aula, quem não tiver edificações no entorno, para não ficar com uma máscara vazia, recomendo pegar um espaço público famoso (no mundo), usar as informações que o Google Earth nos proporciona e trabalhar numa máscara de sombra "importada"! Algumas ideias, lembrando, são: a Champs Elysées, em Paris; a Praça São Marcos, em Veneza; a Times Square, em NY. Outros lugares são bem vindos! Não esqueçam de tirar a Carta Solar para a latitude desses lugares. Olha só eles no Google Earth:

Paris 48° 51' Norte (modelo 3D e fotos reais)




Veneza 45° 26' Norte (modelo 3D e foto real)



Nova Iorque 40° 45' Norte (modelo 3D e foto real)



Além do capítulo 4 do Manual do Conforto Térmico, separei outros materiais didáticos para vocês consultarem. Estão no Dropbox. Vejam! Se quiserem tirar dúvidas, estou à disposição por e-mail, telefone, Skype ou MSN.

Não deixem de ver, pode ajudar vocês! A primeira apostila da pasta Bibliografia tem coisa boa também! Seguem a Carta Solar para Salvador e o transferidor auxiliar (180º ou 360º).






Quem vir esta postagem, comente!

3 comentários:

  1. Muito bem, Vanessa! Bom saber que não estou falando sozinha! O pessoal deu uma desanimada nesse final, creio que porque encontrou dificuldade na máscara de sombra. É provavelmente nosso assunto mais "cabeludo", mas é muito interessante e útil quando a gente finalmente o domina, não acha? Arrase na prova! Beijos!

    ResponderExcluir