quarta-feira, 16 de maio de 2012

Carta Solar - qual é a latitude?

Caros estudantes,

Provavelmente vocês já concluíram isso por conta própria, e pode parecer uma curiosidade meio óbvia, mas existe um macete para descobrir a latitude de uma Carta Solar. É muito simples! Leia, do zênite para o horizonte, seguindo as guias do ângulos, a quantos graus a linha dos dias de equinócio cruza a do meio dia. Neste caso o zênite é o 0º e o horizonte é o 90º. Se a linha dos dias de equinócio estiver ao norte, a latitude é negativa. Se a linha dos dias de equinócio estiver ao sul, a latitude é positiva.

Assim, se algum dia você se perder numa ilha deserta e conseguir fazer algum contato com o mundo civilizado, e lhe perguntarem em que latitude você está, é possível você ajudar no seu resgate e responder a esta pergunta apenas observando o percurso aparente do sol! Pois outras conclusões podem ser tiradas a partir disso!

Confira no exemplo da Carta Solar abaixo. Qual é a latitude aproximada dela? Comente!


Fique de olho...

2 comentários:

  1. Olá professora.
    Observando essa Carta Solar, percebo que ela é o oposto da Carta Solar de Salvador, ou seja, se nossa cidade tem latitude de -12.9º, essa cidade tem +12,9º (aproximadamente, claro).

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju! De fato é uma carta para uma latitude positiva, mas ainda não é este o valor.
    Conte de novo quantos graus tem do meio dia do equinócio até o zênite... Você vai ver que é mais que 13º.
    Além do mais, olhe como o percurso do sol no solstício de verão está passando quase sobre o zênite! Lembra que latitude é essa? É o ângulo do equador aos trópicos. Lembra?

    ResponderExcluir